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Girls can !!

Lifestyle

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Girls can !!

23
Dez21

Por vezes


Cátia Sofia Santos

Por vezes, tens de dar uma segunda oportunidade a uma relação que acabou. 

Porque só assim vais saber se ainda sentes alguma coisa, se ainda é aquilo que queres ou não. É a única maneira de saberes se a relação acabou de vez.

 

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21
Dez21

Preocupa-te


Cátia Sofia Santos

Preocupares-te com outra pessoa é bom. Deixa que isso aconteça, porque é sinal que há algum sentimento, algum carinho algures dentro de ti pela outra pessoa. E isso nunca pode ser considerado como algo menos bom, ou pode?

 

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18
Dez21

Sonha


Cátia Sofia Santos

Sonha e serás livre de espírito. Luta e serás livre na vida.

 

É aquela velha história. Amor, para mim, só dura em liberdade. Nasci para ser livre e quem quiser, que me deixe assim.

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Autora: Cátia Sofia Santos 

17
Dez21

Ela


Cátia Sofia Santos

Ela é calada. Tímida. Ela sente-se sozinha no meio da multidão.

Se está em casa quer sair, se sai quer ir para casa.

Sorri com a escuridão dentro dela. Usa a ironia para se proteger. Diz as verdades a brincar.

Tenta ser dura, mas é um coração mole. Gosta de ajudar e oferecer.

Apaixona-se facilmente, por quem demonstra o mínimo de sentimento por ela. E acaba sempre de coração partido. 

Ela gosta de gostar e é ciumenta. Gosta de abraços e palavras bonitas. Gosta de silêncio.

Assim é ela. Uma menina mulher.

 

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Autora: Cátia Sofia Santos

 

 

16
Dez21

As minhas histórias


Cátia Sofia Santos

Olá meus amores,

Estava aqui a pensar, e irei escrever textos, do que me vier à cabeça, quer esteja em casa ou na rua. E irei publicar por aqui.

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Espero que gostem 😘😘

26
Nov21

Ela é Ciumenta…


Cátia Sofia Santos

 
  
 
 
 

Menina ciumenta, cheia de marra, por onde passa deixa sua marca, protege o que tem cuida do que ama, tem medo de perder e as vezes se engana.
Muitas vezes ela é confundida com chata, grudenta e mal amada, mas na verdade ela só esta querendo cuidar do que ama. Auto confiança é o que ela mais tem, mas devido ao seu ciumes acham que ela é boba e não vê as coisas, acham que ela é burra e não percebe quando a enganam, acham que ela é troxa e não sabem que ela é mais esperta do que pensam. Ciumes é bom, mas em excesso acaba estragando, ela vive assim e não liga para o que pensam ou imaginam, tem ciumes e sabe disso, as vezes não admite mas ela sabe que é ciumenta.
Ela só quer ficar perto, proteger, amar, cuidar, muita gente não entende o jeitinho dela, quando está braba fica linda, quando está chateada fica fofa, quando chora é toda meiga e quando está amando é toda querida e carinhosa. Ela briga quando tem razão, é chata quando quer, é boba quando está amando, é toda carinhosa quando está apaixonada, mas seu jeito ciumenta é visto de modo diferente. Alguns homens não entende, mas ela só quer estar perto e fazer parte da vida deles, talvez ela seja chata mesmo, brigona e mandona, mas quando sorri ela ganha o mundo e é toda bobona. Meio atrapalhada e um pouco desastrada, quando está nervosa chora de raiva, quando está amando, ama com garras, quando está com vontades é uma louca e safada, entre quatro paredes ela é uma eterna apaixonada.
Menina ciumenta apesar dos apesares muito homem gosta, demonstração de amor e carinho ela é toda pegajosa. Ahhhh… seu sorriso de ironia deixa qualquer um maluco, seu jeito mandona deixa qualquer um pirado, seu jeito atrapalhada faz qualquer homem ficar apaixonado, e seu jeito ciumenta faz qualquer um ficar encantado. Quem gosta, gosta, quem não gosta que caia fora, quem entende e gosta, não abandona e nem vai embora.

Autor: Wagner Pereira.

28
Jul20

A MINHA ALIMENTAÇÃO!


Cátia Sofia Santos

Olá meus amores,

 

Hoje venho vos falar um pouco da minha alimentação.

Ao pequeno almoço tenho optado por umas panquecas da prozis e junto canela, fruta e claro que bebo café.

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Ao almoço e jantar, tenho optado por saladas ou então legumes salteados. Acrescento, por exemplo, camarão, cogumelos, tofu, feijão, delicias do mar, peixe, etc.

                               

                                             

 

Entre refeições como fruta, bolachas de arroz, gelatina, queijo fresco, bebo chá e cerca de 2,5 litros de água.

Para completar, faço caminhadas de cerca de uma hora e mais alguns exercicos em casa.

 

Confesso que me sinto bastante motivada e focada nesta nova rotina. Sinto que vai correr tudo bem.

 

 

Até à próxima :)

 

 

 

16
Jul20

Ainda estou aqui!


Cátia Sofia Santos

Olá meus amores,

Eu não fugi, nem vos abandonei. Simplesmente não tenho estado no meu melhor em relação ao meu psicologico.

No principio do ano fiquei sem emprego e apesar de eu não estar 100% satisfeita com o que fazia, eu já estava habituada e gostava das pessoas. Ainda não consegui voltar a trabalhar, também um pouco devido à situação que estavamos a passar com o Covid-19.

Mas agora também não estou muito preocupada, porque o IEFP propôs-me um curso de Técnica de Logistica, que vem ao encontro do que já fiz profissionalmente, por isso agora estou focado em acabar o curso e depois sim procurar um trabalho.

Enquanto à minha luta contra o excesso de peso, é uma montanha russa. No inicio da quarentena estava focadissima, porque estava em casa, conseguia treinar e fazer uma boa alimentação, cheguei mesmo a perder algum peso, mas depois vieram uns dias frios e com chuva e a motivação foi por água abaixo, o peso que tinha perdido recuperei e ainda vieram alguns quilos extra.

Entretanto decidi que é agora e não há volta a dar, tenho de tomar tino e perder peso. Decidi deixar a carne de lado, não me tornei 100% vegetariana mas fiz algumas alterações na minha alimentação. 

Durante anos andei em nutricionista, mas exigiam sempre que tomasse suplementação para eliminar gordura, realmente perdia, mas só quando tomava, e mesmo estando de dieta e fazendo exercio havia sempre aqueles excessos, "amanhã tomo dose dupla da suplementação e elimina o que comi em exagero", era esse o meu pensamento.

Então decidi fazer pesquisa na internet, li sobre os substitutos da carne, os beneficios de a eliminar da dieta. Li sobre os planos alimentares da nutricionista Iara Rodrigues e elaborei o meu proprio plano alimentar. Faço exercico em casa com uma app e ao fim do dia ainda faço uma caminhada de cerca de uma hora.

 

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Torçam por mim, que é desta que vai!!

E claro que vou tentar ser mais assidua por aqui.

 

Beijocas!

 

02
Jun20

Confia sempre que mereces o melhor


Cátia Sofia Santos

É uma espécie de círculo virtuoso: respirar, acalmar e confiar. Somo-lhe o cultivar a alegria, o agradecer os dias bons e o aprender a aceitar estar o melhor que conseguimos nos dias difíceis. Sempre que me perco do meu circulo virtuoso, procuro-o dentro de mim, sabendo que nunca o encontro noutro lugar. Junto-lhe o segredo da minha luz: estar rodeada de pessoas boas que me querem ajudar. É aqui que confirmo, sempre, a minha boa sorte e as subidas luminosas do caminho que escolhi. 

22
Mar20

6 formas de garantir que o distanciamento social não afeta a saúde mental


Cátia Sofia Santos

Siga estas dicas e mantenha o bem-estar físico e emocional.
 

Para muitos, o distanciamento social não tem “prazo de validade”. Incerteza é a palavra de ordem hoje em dia e ninguém sabe ainda quando voltará tudo ao normal. Não é, assim, difícil entender que um cenário como este possa afetar negativamente a nossa saúde mental. Vejamos: o contacto com os outros está (muito) limitado – e nós somos seres sociais -, não temos a liberdade que ainda há uns dias tínhamos, vivemos sob o efeito de notícias que não parecem melhorar e de uma ameaça que nos coloca constantemente em estado de alerta. Como não entrar em desespero?

Reunimos 6 formas de não deixar que este período de isolamento afete o nosso bem-estar mental:

Desligue as notícias

Não, não estamos a dizer que não deve prestar atenção ao que se passa. Contudo, é muito fácil cair na tentação de deixar sempre a televisão ligada, à espera de alguma novidade, boa ou má. E o resultado disto? Um estado de ansiedade aumentado. “É tão tóxico. Eu chamo-lhe a síndrome da tempestade de inverno, quando estamos todos a ver as notícias e a falar acerca das novidades e rumores acerca da tempestade, mas ouvir repetidamente notícias sobre o pânico e ficarmos stressados com isso não é benéfico“, afirma a psicóloga Elizabeth Lombardo, em conversa com a Health.

A solução? Escolha um período do dia para deixar a televisão num canal de notícias e, para as restantes horas, desligue a TV ou mude para um canal de música ou de outro programa mais “leve”, quer seja um filme, uma série, um reality show. Porém, preste atenção ao facto de ver ou ler notícias sobre a situação atual antes de ir dormir poder afetar de forma negativa o seu sono – prefira o período da manhã ou início de tarde.

Tenha contacto cara-a-cara

Não físico, mas sim virtual. Afinal, vivemos numa época perfeita para tal. “Use as redes sociais e ferramentas de comunicação para manter interações com sentido com apenas algumas pessoas“, em vez de ficar a ver a vida dos outros neste tipo de plataformas, aconselha a neurocientista e psiquiatra Jud Brewer.

Sugestões? Um grupo de chat com a família ou videochamadas com os colegas de trabalho. “Qualidade importa mais que quantidade. No fim, não ficaria surpreendida se soubesse que alguns de nós, na verdade, fortaleceram as relações porque esta crise nos obrigou a usar novos canais de comunicação“, rematou.

Passe tempo com animais de estimação

Sabe-se que os nossos amiguinhos, quer seja um gato, um cão ou mesmo um pássaro, podem aliviar os nossos níveis de ansiedade. Apenas uma festinha aumenta os nossos níveis de dopamina e serotonina, ambos estabilizadores do humor e benéficos na redução do stress. Se não tem nenhum animal de estimação, mas conhece alguém próximo que tenha, pode sempre enviar uma mensagem ou fazer uma chamada e pedir para o ir passear um pouco, aproveitando cada momento ao máximo.

Mantenha o sentido de humor

Eis um tópico essencial. Continuar a partilhar memes com os amigos, a ver filmes de comédia ou mesmo episódios ou programas de stand-up comedy podem ser uma ajuda em tempos de crise. Forçar um sorriso também pode ajudar o nosso estado físico, em tempos de maior tensão. “É muito fácil ser sério acerca de tudo neste momento. Claro que isto é sério. Há pessoas doentes e pessoas a morrer. Mas se olharmos para a história, nas piores situações, as pessoas a sair melhor foram as que tinham uma melhor saúde mental e mantinham o humor“, afirma Art Markman, professor de psicologia, que garante ainda que encontrar humor em tudo é uma das nossas grandes mais-valias enquanto seres humanos.

Mantenha contacto com quem está pior

Quer seja o seu avô, a sua avó ou alguém que conheça que esteja a passar por um período menos estável – ou mesmo depressivo -, manter contacto com quem possa estar numa situação mais frágil é benéfico para ambas as partes. Por um lado, podemos ajudar alguém, diminuindo os sentimentos de isolamento e ajudando a afastar pensamentos mais negativos e, por outro, nós próprios ficamos felizes por saber que estamos a contribuir para o bem-estar de alguém.

Faça exercício

De preferência, ao ar livre, num local sem pessoas por perto. É menos provável que o vírus se propague ao ar livre do que em locais fechados, pelo que passar tempo na rua, em espaços onde, mesmo que circulem pessoas, seja mantida a distância de segurança, pode ser muito benéfico. O exercício físico é ótimo para o nosso bem-estar geral, incluíndo a nossa mente. Se estiver sol, melhor ainda, já que um passeio na rua nos pode proporcionar os níveis de vitamina D de que precisávamos para melhorar o nosso humor. Se não tiver nenhum espaço ao ar livre por perto em que se possa exercitar, não deixe de o fazer. Em casa, com o uso de móveis, cadeiras ou pesos improvisados, pode conseguir resultados excelentes. E já há vários ginásios e personal trainers a disponibilizar aulas online – basta pesquisar e escolher o que mais lhe agradar.

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